sexta-feira, 26 de maio de 2017

[ENTREVISTA 15] MYLENA ARAÚJO

Brendo Hoshington



“Sonhar um sonho que não te faz sonhar, é o mesmo que sonhar sem um propósito”.

Mylena Araújo

Acompanhe essa entrevista ao som de uma das músicas prediletas da autora:



Olá leitores do Book of Livros,vamos de entrevista? A escritora da vez é a Mylena Araújo, autora do livro Valera.


Confira a sinopse do livro no site da Amazon.

1. Quem é você?

Eu não sei, quer dizer, sou louca. Ainda estou descobrindo, às vezes penso que sou uma estrela cadente ou a flecha de um guerreiro ou o Chapeleiro maluco. Quem sabe eu seja um pouco de loucura, chatice e alegria. Tudo isso aí misturado.

2. Quando percebeu que a escrita fazia parte da sua vida?

Quando eu já não conseguia guardar minhas ideias só na cabeça. Então, na aula de matemática do 7º ano, parei de prestar atenção na explicação do professor, peguei meu caderno e escrevi um conto de terror sobre um garoto chamado Silas. Depois desse dia não parei mais.

3. Qual o primeiro livro que se lembra de ter lido?

O Anel dos Nibelungos. Um livro maravilhoso, lembro de sua história até hoje, embora eu tenha perdido seu exemplar no colégio. Triste fim. Mas é um enredo baseado na mitologia nórdica, com o típico herói e seu vilão. Um romance da ópera de Richard Wagner. Eu recomendo a leitura.

4. Como era a primeira história que você criou?

A primeira foi Valera. Comecei os rascunhos no 6º ano do ensino fundamental. Eu gosto muito de fantasia e queria criar um mundo só pra mim, então à ideia para um reino conturbado, uma garota e uma espada surgiu. Foram quase cinco anos trabalhando nessa obra que considero minha xodó.

5. Quais são suas inspirações?

Na verdade, quase tudo me inspira. Se eu olhar para uma caneta sobre um papel em branco, é certo que uma guerra entre reinos venha por aí. Mas de uns tempos para cá, tenho buscado inspiração em pessoas que conheço no meu dia a dia. Em Valera, quatro personagens foram inspiradas em amigos meus. É sempre bom você buscar algo numa pessoa real para descrever sua personagem.

6. Metas para o futuro?

Ah, o futuro! Eu seria tola em dizer que não penso no futuro? Prefiro pensar no agora, porque se você planta bons frutos no seu hoje, vai poder colhê-los no amanhã. Então acho que minha linha de raciocínio é bem louquinha, nem eu mesma me entendo.

7. Como você enxerga o quadro atual da literatura no Brasil?

Infelizmente, existe um preconceito contra a literatura brasileira. A maioria dos leitores ainda tem a ideia de que tudo que vem de “fora” é melhor. Não é verdade! Nossos livros são ótimos, e todo dia um autor surge com uma ideia estupenda. Mas essa é uma triste realidade que vai sumir, eu creio nisso! Porque a literatura contemporânea está crescendo cada vez mais e tudo isso se deve aos leitores que enxergam o quanto ela vale a pena ser lida.

8. Qual é o seu livro nacional predileto?

Essa é uma pergunta bem difícil. Entretanto, A Arma Escarlate de Renata Ventura. Sou suspeita para dizer isso, já que sou Potterhead há 14 anos. A maneira como ela descreve o universo misturado ao folclore brasileiro, é incrível!

9. O que gosta de fazer nas horas vagas?

Ler um bom livro, ouvir música e escrever uma nova história, claro.

10. O que você diria para uma pessoa que está começando agora?

Ei, você! Não desista no primeiro tombo, ninguém nunca consegue nada chorando. Mesmo que você caia, siga em frente. Você vai conseguir, porque sempre conseguimos.






Já pensou em ter uma almofada do seu livro preferido? Ou daquela série que você não perde um episódio? Então conheça a Pillows - Almofadas Personalizadas, uma loja do Book of Livros.






Brendo Hoshington / Administrador & Editor

Mora em Pernambuco e sonha em conhecer o mundo, mas por enquanto viaja apenas em livros e séries.

4 comentários:

  1. Já me fizeram várias recomendações de Valera e em breve estarei lendo. Inclusive, já me disseram coisas excelentes sobre a escrita da autora. Tenho certeza de que é realmente demais! Estou ansioso.

    Desejo sucesso.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também pretendo ler, nem que seja pela Amazon mesmo, rsrs.

      Excluir
  2. Eu agradeço imensamente pela oportunidade em seu blog, Brendo. Obrigada mesmo *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeira de muitas, escritores como você ganha espaço vitalício por aqui <3

      Excluir